Vander Lee em Curitiba

Compartilhe:

Vander Lee faz temporada gratuita no Teatro Paiol

Cantor e compositor mineiro mostra canções que estarão em seu novo disco, o oitavo da carreira

O cantor e compositor Vander Lee reúne inéditas e canções consagradas em show que antecede o lançamento de seu oitavo álbum, “Loa”. Com uma temporada agendada para o Teatro Paiol, em Curitiba, de 7 a 11 de julho, com entrada franca, o roteiro do show terá releituras de hits como ‘Românticos’, ‘Contra o tempo’, ‘Eu e Ela’ e ‘Esperando Aviões’, entre algumas surpresas e inéditas autorais, caso de “Tu” e “Siga em paz”, que estarão em seu novo álbum. Vander Lee é acompanhado por Eneias Xavier (baixo, violão e piano).

 

 

A apresentação do dia 9 terá a especial participação do compositor paranaense Carlos Careqa, um admirador da obra de Vander Lee, que vem a Curitiba só para participar do show. Para garantir um lugar na temporada basta retirar o convite no próprio Teatro Paiol uma hora antes do show. As apresentações fazem parte do projeto Cultura 2014, promovido pelo Ministério da Cultura nas cidades-sedes da Copa do Mundo de Futebol.

 

Seu olhar poético e original, sempre voltado para o cotidiano e temas relacionados como o amor, futebol e recortes urbanos, coloca Vander Lee como um dos compositores mais inspirados da atual cena musical brasileira. Com 15 anos completos de carreira, suas composições já foram gravadas por artistas como Elza Soares, Fabio Junior, Gal Costa, Leila Pinheiro, Alcione, Maria Bethânia, Elza Soares, Emilinha Borba, Elba Ramalho, Regina Souza, Rita Ribeiro, Luiza Possi e Lokua Kanza.

 

Um pouco mais sobre Vander Lee

A carreira de Vander Lee foi iniciada em bares na Belo Horizonte natal e aos poucos foi introduzindo seu repertório autoral e se apresentando pelos teatros da cidade e interior, até que em 1996 ganhou o segundo lugar no festival ‘Canta Minas’, realizado pela Rede Globo Minas, com a música ‘Gente não é cor’. Esse foi o impulso necessário para o artista produzir seu primeiro cd ainda como Vanderly. Só a partir do segundo cd foi sugerido o nome Vander Lee.

 

Em novembro de 1998, a cantora Elza Soares conheceu o artista através de uma fita recebida e incluiu a música ‘Subindo a Ladeira’ em seu repertório. A partir daí, Vander Lee fez participações nos shows da cantora em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

 

Seu segundo cd, ‘No Balanço do Balaio’ lançado em 1999 pelo selo da Kuarup, circulou timidamente por Minas, Rio e São Paulo mas rendeu boas críticas e despertou o interesse de várias gerações de cantoras como Rita Ribeiro, Gal Costa, Emilinha Borba, Alcione, Leila Pinheiro, Paula Santoro, Margareth Menezes, Eliana Printes e Luiza Possi, que gravaram suas canções.

 

Em 2003, lançou o cd ‘Ao Vivo’ gravado no Teatro Francisco Nunes em Belo Horizonte, com a participação de Elza Soares. O trabalho, lançado pela Indie Records, foi um sucesso, rendeu muitos shows pelo Brasil e a gravação do quarto cd, ‘Naquele verbo agora’ (2005 – Deck Discos), mais romântico e levemente pop. Com esse disco, Vander Lee foi indicado ao “Prêmio Tim de Música”, Melhor Disco e Melhor Cantor na categoria Canção Popular.

 

Em 2006, Vander Lee gravou o cd e DVD ‘Pensei que fosse o céu’ em BH, no Grande Teatro do Palácio das Artes lotado, em um show emocionante que contou com a participação do maranhense Zeca Baleiro. No ano seguinte, com o disco ‘Pensei que fosse o céu’ conquistou o Prêmio TIM de Melhor Disco de Canção Popular. Em 2008 faz sua primeira apresentação fora do Brasil, selecionado pelo Fórum de Música de MG para se apresentar em Turim (Itália).

 

Em 2009 participou do Festival SXSW em Austin, Texas, e lançou o cd ‘Faro’. Com levada mais pop e produção de Marcelo Sussekind, o cd também incluiu o poema ‘Obscuridade’ de Cartola musicado por Vander, além de uma versão de ‘Ninguém vai tirar você de mim’, sucesso de Roberto Carlos. O cd contou com participações de Lokua Kanza, expoente da musica africana e dos mineiros Regina Souza e Renegado. Ainda neste ano, além da turnê “Faro” pelo Brasil, Vander Lee se apresentou no Festival Romerias de Mayo em Cuba e teve suas músicas gravadas por Maria Bethania (Estrela) e Fábio Jr (Românticos).

 

Em 2010, Vander Lee entra na trilha sonora da novela ‘Uma rosa com amor’ do SBT com três músicas: ‘Românticos’ na voz de Fábio Jr, ‘Chazinho com Biscoito’ e ‘O dedo do tempo no barro da vida’. Voltou a se apresentar em Austin nos EUA, onde fez dois shows no Festival SXSW, um deles ao vivo em uma apresentação virtual em 3D e o outro em Miami para a rádio WDNA.

 

Em 2012, o lançamento do CD “Sambarroco” abre uma nova fase com foco no samba sem perder de vista a “mineiridade”, marca registrada de seu trabalho. Com direção musical de Thiago Delegado e formação de regional, o álbum reúne composições que flertam com gêneros como choro, xote, baião e até bolero.

 

Com 15 anos completos de carreira, o artista lança seu oitavo disco, batizado de “Loa”,além de circular pelo país com um novo show em 2014. A turnê “Loa” pretende percorrer o Brasil ao mesmo tempo em que propõe um novo olhar sobre a contribuição de Vander Lee para a música brasileira. Mais informações: www.vanderlee.com.br

 

Serviço

O que: Vander Lee no Teatro Paiol

Quando: 7 a 11 de julho, às 20h.

Quanto: Entrada franca – ingressos devem ser retirados 1 hora antes do show n Teatro.

Onde: Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n)

Informações:

Duração: 75 minutos

Classificação indicativa: livre

 

 

 

Jornal Folha Condomínios
Author: Jornal Folha Condomínios

Jornal Folha Condomínios - Um jornal focado nos condôminos e profissionais que atuam em condomínios.


Compartilhe:

Jornal Folha Condomínios

Jornal Folha Condomínios - Um jornal focado nos condôminos e profissionais que atuam em condomínios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *