Prédio inteligente recebe certificação

Compartilhe:

Prédio inteligente da B2W Digital recebe certificação LEED Silver

de edificação sustentável

 

Companhia é primeira e única do setor de e-commerce do país a conquistar o reconhecimento

 

 

O prédio de 2 mil metros quadrados e três pavimentos da B2W Digital, localizado na Rua Sacadura Cabral, no bairro da Saúde, zona portuária do Rio de Janeiro, acaba de receber certificação LEED® (Leadership in Energy and Environmental Design), na categoria “silver”, concedida pelo United States Green Building Council. É a primeira e única Companhia do e-commerce do país a conquistar o reconhecimento. O BIT (B2W Inovação e Tecnologia) foi inaugurado em agosto do ano passado para abrigar a área de tecnologia da empresa líder em comércio eletrônico da América Latina, que detém as marcas Americanas.com, Submarino e Shoptime. A unidade passou por uma avaliação que atestou a eficácia de diversas estratégias adotadas para melhor aproveitamento dos recursos naturais e maior eficiência energética.

 

Na construção foram aplicados conceitos e iniciativas sustentáveis como, por exemplo, a utilização de lâmpadas econômicas e sensores de CO2 nos ambientes que controlam a qualidade do ar no interior da edificação. A manta de isolamento térmico do telhado é feita de lã de garrafa pet reciclada e a madeira do mobiliário do escritório é certificada FSC (Forest Stewardship Council), que promove o manejo florestal responsável. No sistema de refrigeração, é usado um gás que não agride a camada de ozônio e sistema de alta eficiência energética. Além disso, a construção capta a água de chuva, trata e aproveita nos vasos sanitários e mictórios, além servir como reserva em caso de incêndio. O prédio conta ainda com bicicletário e vestiário como forma de incentivar os mais de 250 funcionários que circulam no local a utilizarem transportes alternativos e não poluentes.

 

Durante a obra foram adotadas práticas preventivas quanto ao controle de contaminação do solo, controle de sedimentos e distúrbios à vizinhança. Além disso, os adesivos e selantes utilizados possuem baixo VOC (composto orgânico volátil). Todos os resíduos (madeira, metal, gesso, plástico, papel, entulho e contaminantes) gerados durante a construção, foram destinados para locas licenciados, além de serem preferencialmente encaminhados para a reciclagem/reuso.

 

Para ficar de acordo com as iniciativas de sustentabilidade da B2W Digital, o BIT em São Paulo foi instalado em prédio que já possuía a certificação LEED.

 

Certificação LEED

A certificação LEED é concedida pelo U.S .Green Building Council, entidade sem fins lucrativos. É uma certificação específica para o ramo da construção civil, para empreendimentos que atingem determinados critérios de racionalização no uso e administração de recursos como água e energia, entre outros.

 
Jornal Folha Condomínios
Author: Jornal Folha Condomínios

Jornal Folha Condomínios - Um jornal focado nos condôminos e profissionais que atuam em condomínios.


Compartilhe:

Jornal Folha Condomínios

Jornal Folha Condomínios - Um jornal focado nos condôminos e profissionais que atuam em condomínios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *