Investimentos copel e eletropaulo em condomínios

Compartilhe:

INVESTIMENTOS “A FUNDO PERDIDO” EM CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS PARA PROJETOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

 

As companhias COPEL DISTRIBUIDORA e AES ELETROPAULO iniciaram uma Chamada Pública para selecionar projetos de conservação e uso racional de energia dentro do Programa de Eficiência Energética, em cumprimento a uma regulamentação da ANEEL.

 

Os recursos somam cerca de R$ 18.8 milhões, podem ser aplicados em entidades com ou sem fins lucrativos e uma parte significativa destes recursos, cerca de R$ 10 milhões, é destinada às indústrias, comércios, serviços e condomínios residenciais.

Nos investimentos realizados em entidades sem fins lucrativos, onde se enquadram os condomínios residenciais, os investimentos são “a fundo perdido”, ou seja, não são devolvidos às companhias, desde que cumpridas as regras estabelecidas pela ANEEL e pelas próprias companhias.

Os projetos aceitos são dos mais variados tipos mas seguem parâmetros bastante rígidos, tanto no conceito técnico quanto documental, já que os procedimentos para a apresentação dos projetos, comprovação dos resultados de eficientização e dos gastos realizados são bastante exigentes e detalhados.

Poderão ser apresentados projetos de eficientização em iluminação, climatização, refrigeração, força motriz entre outros. Um dos destaques é a possibilidade de apresentação de projetos de substituição de lâmpadas de qualquer tipo pelas modernas lâmpadas LED.

Outra possibilidade é a apresentação de projetos para substituição de sistemas elétricos de aquecimento de água por sistemas solares ou híbridos.

O critério para classificação dos projetos pré-aprovados é, de uma forma simplista, um coeficiente que considera a redução de consumo de energia elétrica e o volume de investimentos necessários para tal redução, portanto, quanto maior a economia e menor o investimento necessário, maiores as chances do projeto ser aprovado.

A Chamada Pública foi aberta no início de setembro e a 1º fase se encerra em 30 de outubro (AES ELETROPAULO) e 07 de novembro (COPEL) com a entrega dos projetos ou diagnósticos.

Está aí uma ótima oportunidade para os condomínios reduzirem gastos com energia elétrica, modernizar parte de suas instalações e, o mais importante, sem grandes investimentos.

Mais informações www.copel.com e www.aeseletropaulo.com.br

 

 

 
 
Rogério Dellazari é engenheiro e colunista do Jornal Folha Condomínios. Atua na empresa BRM Engenharia de Condomínios – www.brmcondominios.com.br

Deseja falar com o colunista [email protected]

 

Jornal Folha Condomínios
Author: Jornal Folha Condomínios

Jornal Folha Condomínios - Um jornal focado nos condôminos e profissionais que atuam em condomínios.


Compartilhe:

Jornal Folha Condomínios

Jornal Folha Condomínios - Um jornal focado nos condôminos e profissionais que atuam em condomínios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *