Folhacon São José dos Campos: Síndica Paula Vieira contará sua história de reeleição no encontro do clube
No dia 19 de setembro o Clube Síndico Profissional – Coletivo Nacional de Síndicos do Brasil realizará o CAFÉ COM SÍNDICO temático – Treinamento para Reeleição do Sindico na cidade de São José dos Campos com a participação dos alunos do Curso de Síndico Profissional da Brbrasis Condomínios em parceria com o Jornal Folhacon – Certificação Brbrasis Condomínios, síndicos associados ao Clube Síndico Profissional e com os síndicos convidados.
No encontro haverá participação da professora Eli Antonelli (formação de Síndico Profissional), Advogada Marcela Gundim, Danilo Moreira (Administradora Unione). O evento tem apoio do Grupo de Portaria Ourho.
A aluna do Curso de Síndico Profissional Avançado da Brbrasis Condomínios Paula Vieira irá compartilhar sua história de reeleição em seu condomínio com os participantes do encontro. Confira a entrevista que fizemos com a aluna.
Jornal Folhacon de São José dos Campos: Paula quais foram suas dificuldades que você teve em seu processo de reeleição no condomínio que esta atualmente?
Síndica Paula Vieira: Minha maior dificuldade foi lidar com a responsabilidade de colocar tudo em ordem em relação aos contratos (revisão) , funcionários, fornecedores e a expectativa dos moradores, em especial aqueles que não votaram na assembleia de 2016, minha primeira gestão. Mas, com calma e muita paciência deu tudo certo. No final, resolvi muitos problemas do condomínio e trouxe para o meu lado vários críticos, e até hoje estou à frente do Condomínio Bella Citta.
Jornal Folhacon de São José dos Campos: Quais foram as ações realizadas que você colocou para ser reeleita nestas últimas assembleias?
Síndica Paula Vieira: Para ser reeleita, me dediquei muito ao dia-a-dia do condomínio, passei a fazer reuniões com os moradores, escutar suas queixas e tentar resolvê-las. Busco ter empatia, colocando-me no lugar do morador para entender o que precisa ser mudado. Também consegui pintar as 04 torres, fiz manutenção em vários pontos necessários no condomínio. Busquei a melhor convivência entre o moradores através de festas em datas especiais como dia das mães, pais, crianças, e no último final de ano trouxe uma orquestra de cordas e coral para fechar com chave de ouro. Além disso, temos a feira livre todas as quintas-feiras que é o maior sucesso. Os adolescentes, que em alguns condomínios são problemas, no Bella Citta são meus amigos e tornam tudo mais divertido. Trabalho com os funcionários orgânicos e terceirizados de uma forma educada e nunca dou ordens diretas aos funcionários terceirizados, sempre procuro o supervisor da empresa. Aliás, acho esta palavra “dar ordens” muito forte, hoje não existe chefe, temos que ser gestores, buscando otimizar as pessoas e liderar de forma clara e firme, sem desmotivar o profissional.
Jornal Folhacon de São José dos Campos: Quais dicas você dá para os síndicos que vão concorrer a reeleição agora pela 1ª vez?
Síndica Paula Vieira:
- Buscar conhecimento antes de se candidatar;
- Não se candidatar com a promessa que irá reduzir a taxa condominial pois isso é um desastre. Podemos reduzir custos e otimizar o fundo de reserva do condomínio, evitando fazer obras com rateio;
- Elaborar uma apresentação (slides): com seus dados, conhecimentos na área de administração e um plano de ação para a gestão;
- Ser firme na apresentação aos condôminos na assembleia , demonstrando que realmente conhece o condomínio, seus problemas e suas virtudes;
- Estar preparado para possíveis perguntas ;
- Ter um corpo diretivo pré formado para ser aprovado pelos condôminos.
Jornal Folhacon de São José dos Campos: Quais são os erros na sua opinião que um síndico comente ao tentar a reeleição?
Síndica Paula Vieira
- Prometer o que não irá cumprir;
- Prometer reduzir a taxa condominial;
- Falar mal da gestão anterior para tentar ser eleito, isso não é ético;
- Não levar um plano de ação compatível com a realidade do condomínio;
- Não ser simpático com os presentes.
Jornal Folhacon de São José dos Campos:ual a importância do conselho participativo na gestão de um síndico?
Síndica Paula Vieira: Toda a importância. O síndico nunca deve tomar nenhuma decisão sem consultar seu conselho, sempre fazer reuniões e constar em Ata todo o assunto tratado. Sempre antes de alguma assembléia o conselho e o síndico devem estar em perfeita harmonia e sintonia para que tudo corra bem. Se o síndico compartilhar os seus problemas com o conselho para buscar uma solução democrática, a gestão será um sucesso.
Jornal Folhacon de São José dos Campos: Como é o seu conselho?
Síndica Paula Vieira: Desde a minha primeira gestão sempre tive sorte com o conselho que me acompanha, e tudo o que vou fazer converso com eles antes e aceito muitas vezes as opiniões contrárias aos assuntos que forem levados à reunião.
Jornal Folhacon de São José dos Campos:: Qual a importância de ter uma boa administradora?
Síndica Paula Vieira Não existe administradora totalmente boa. O que existe é um trabalho em conjunto, ou seja, a administradora faz todos os lançamentos e o síndico faz a fiscalização para que tudo corra corretamente. Mas antes de contratar uma administradora, o síndico deve tomar alguns cuidados como: pedir referência, visitar o local acompanhado de 02 conselheiros, pedir uma busca jurídica no CNPJ da empresa a ser contratada, mas sempre lembrar que o síndico responde por tudo e por isso deve sempre estar atento.
Jornal Folhacon de São José dos Campos: Quais são os maiores erros das administradoras em sua opinião?
Síndica Paula Vieira Infelizmente, depois de assinar o contrato os diretores das administradoras costumam esquecer os síndicos e deixá-los somente nas mãos dos funcionários. Não visitam o condomínio pelo menos um vez a cada 03 meses. Não dar retorno aos e-mail com dúvidas dos síndicos. Não montar as Pastas de Prestação de Contas com cuidado. Enfim, são erros que se o síndico não estiver preparado, o condomínio sofrerá com a má gestão.
Também gostaria de concluir é muito importante a contratação de uma assessoria jurídica para uma gestão tranquila.