Começa amanhã a feira RECICLAÇÃO no EXPOUNIMED

Compartilhe:

AS MELHORES SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS DE RECICLAGEM AMBIENTAL NUM SÓ LUGAR

De 26 a 29 de junho ocorre na ExpoUnimed a oitava edição da FEIRA RECICLAÇÃO com patrocínio do SEBRAE e apoio de entidades como CREA/PR, Banco Nacional de Desenvolvimento – BNDE, Projeto Catação da FUNDAÇÃO AVINA, Associação dos Engenheiros do Paraná, Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, Entidades de Classe e realização da Monte Bello Eventos.

Público Estimado

Num único espaço já estão confirmadas 60 empresas e instituições ligadas à área de meio ambiente. O público estimado é de 7mil visitantes, conforme dados cadastrados dos encontros anteriores e a expectativa é que o número seja ainda maior “A cada edição aumenta o número de visitantes, pois se percebe a preocupação crescente com os problemas do meio ambiente e este é o nosso foco, uma vez que a Feira ReciclAção, tem a forte presença da ação de uma feira de negócios, porém, ela vai além, ela traz soluções e novas tecnologias, matéria prima diferenciada de empresas de todo Brasil e inclusive do exterior. Então, este é o intuito desta feira propor soluções para os problemas do meio ambiente”, diz o coordenador do evento Valdir Bello.

Exemplos de Soluções encontradas na feira

São diversos segmentos representados plástico, projetos sociais de sucesso como o projeto CATAÇÃO da Fundação Avina, que tem parceria com a Coca-cola, soluções para problema de barulho em condomínios, utilizando tecnologia de produtos recicláveis, soluções para captação de água de chuva, soluções para reaproveitamento da luz natural, entre outros.

Entidades públicas presentes

Além das empresas, entidades públicas também colaboram na exposição de ações com foco na responsabilidade ambiental. O CREA-PR estará presente expondo suas ações com foco na câmara de saneamento e resíduos sólidos.

Nos anos de 2011 e 2012 as associações dos engenheiros do Estado foram elaborados estudos com foco em desenvolvimento regional e municipal com atuação também na área de saneamento e resíduos sólidos. A câmara está realizando um aprofundamento técnico neste trabalho, realizando complementações para identificar possíveis soluções. O resultado desta  ação  será entregue às prefeituras no inicio de 2014

Debate sobre o fim dos lixões

Além disso, simultâneo à feira ocorre o III Simpósio Nacional de Reciclagem Agrícola: resíduos de origem urbana, rural, industrial e grandes geradores comerciais.  O evento tem como foco debater o fim dos lixões previsto  para agosto de 2014 e repensar as soluções propostas e planejar novas ações.

O presidente da Federação dos Agrônomos do Paraná, Eng. Agrônomo Luiz Lucchesi, afirma que este encontro irá abordar o tema sob visão de diferentes atores do processo da reciclagem agrícola: governo, iniciativa privada e terceiro setor. “Na ocasião procurar-se-á apresentar oportunidades profissionais, empresariais e para ações de municípios, estados e do governo federal para se equacionar soluções sustentáveis aos resíduos sólidos neste momento que antecede a proibição dos lixões em 2014 pela Lei  Federal 12.305/10 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, diz.

Diversas autoridades já confirmaram presença:

USP – Universidade de São Paulo Engº. Agrônomo e professor Godofredo Cesar Vitti que falara sobre o uso do gesso na agropecuária.

Governo Estadual Paraná – Secretário de Finanças Dr. Luiz Carlos Hauly  –  adequação do sistema tributário ás necessidades da logística reversa.

CREA PR –  câmara de saneamento discorrendo sobre PGRS – Aspectos a se considerar na abertura de empresas na área de reciclagem agrícola, o tema será apresentado pelo Engenheiro Ambiental  e presidente da Associação dos Engenheiros Ambientais do Paraná Renato Muzzolon Júnior.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA -Engenheiro Agrônomo  Adilson R. Kososki  – A reciclagem agrícola de resíduos na produção integrada em sistemas agropecuários: avanços do Brasil para um mercado globalizado.

EMBRAPA – A Engenheira Agrônoma Dra. Adriana M. Moreno Pires da Embrapa Meio Ambiente CNPMA –  Resolução Conama 375: oque pode ser melhorado.

FECOMERCIO – Dr. Paulo C. Nauiack presidente do CORE PR e Vice presidente da Federação do Comércio do Paraná – FECOMÉRCIO. – Logística Reversa: as duvidas e dificuldades enfrentadas pelo setor comercial e industrial no Paraná serão explanadas pelo

 Participe da feira RECICLAÇÃO. Faça seu cadastro antecipado no site www.montebelloeventos.com.br.

 

Para inscrição no simpósio entre em contato no e-mail [email protected]

Jornal Folha Condomínios
Author: Jornal Folha Condomínios

Jornal Folha Condomínios - Um jornal focado nos condôminos e profissionais que atuam em condomínios.


Compartilhe:

Jornal Folha Condomínios

Jornal Folha Condomínios - Um jornal focado nos condôminos e profissionais que atuam em condomínios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *