Coluna: Eleição de Síndico Profissional: Meu curriculum ou meu portfólio?

A busca pela apresentação de excelência do síndico profissional

 O curriculum apresenta as informações do candidato de forma escrita com dados sobre sua formação acadêmica e lista das últimas empresas que trabalhou e função que exerceu. Dificilmente o contratente consegue realizar uma analise mais apurada somente com a leitura do curriculum. É sempre necessário a entrevista presencial ou online.

Um curriculum é o suficiente para dar base a uma seletiva de síndico profissional para um condomínio?

Certamente que não. Para participar de uma seleção para uma vaga de síndico profissional é necessário a apresentação de um portfólio. Conjunto de informações sobre a prática do exercício da atividade de síndico, diferente do curriculum o portfólio comprova o conhecimento. Nele não há como esconder a qualidade do seu trabalho.

Um portfólio deve ser elaborado com critério. Deve se selecionar as suas melhores práticas com todos os detalhes. A Brbrasis Condomínios – Agência Nacional de Pesquisa e Assessoria a Síndico Profissional elabora  e corrige portfólio, acompanha seletiva de síndicos profissionais todas as semanas. Em conversa com os síndicos observamos alguns itens que vale ressaltar e debater:

Dicas:

REFERÊNCIAS DO SÍNDICO PROFISSIONAL

Um item que muitas vezes  é exigido nas seletivas são as referências. Ao elaborar o portfólio, o candidato poderá já trazer os depoimentos sobre seu trabalho e disponibilizar os contatos destas pessoas ao contratante.

CERTIDÕES NEGATIVAS

Todo processo de seleção de síndico profissional de excelência exige as certidões negativas. O candidato deve ficar atento a este item e já  providenciar as certidões antes da solicitação. Facilitando toda a agilidade do processo.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Procure fugir de clichês de apresentação. É muito comum a maioria dos síndicos profissionais falarem em suas apresentações que irão reduzir o custo do condomínio. Isso é muito ensinado em alguns cursos de síndico como sendo favorável na seleção. Tome certo cuidado nesta expressão procure falar de “realização de uma análise criteriosa sobre os custos do condomínio” e  verificação da possibilidade de renegociação de  contratos. Cuidado com promessas exageradas na  hora da apresentação.

LEITURA DE SLIDE

Como evitar o exagero na leitura de slides? Muito simples, não coloque os textos exagerados na sua apresentação! Isso mesmo. Você deve colocar apenas as palavras chaves. A apresentação do síndico profissional deve ser uma conversa franca com os moradores e conselheiros, de modo organizado e planejado. Muitos síndicos profissionais exageram na quantidade de informação poluindo sua apresentação e o mais importante: cansando o seu ouvinte com textos básicos utilizados por todos. Seja criativo! Se acha que alguma informação adicional é necessária, leve um material impresso e entregue para o público. Mas, evite leituras de slides. É fatal!

COMO ESTOU VESTIDO?

Participei de uma palestra recentemente com uma personal stylist. Ela estava vestida com uma roupa toda florida e com muito brilho. Certamente em sua fala, houve a explicação coerente do porquê da roupa colorida e com brilhos, naquele evento, cuja plateia era repleta de palestrantes. Mesmo sendo ela uma personal stylist nem todos entenderam. Veja, o síndico profissional é a representação de um coletivo. Você pode ter seu estilo com uma alma de publicitário. Mas, ser mais sóbrio é sempre o ideal para funções de liderança.  Claro que nada impede que ao longo de sua carreira, você construa sua personalidade e que ela se reflita em sua roupa de forma menos padrão. Porém, não é bem este o momento, certo? Dê preferência às roupas sociais de boa qualidade com cores tradicionais preto, branco, bege ou mesclando com cores fortes, mas com delicadeza.

TIPOS DE CONDOMÍNIO QUE ADMINISTRO

Outro erro fatal é você numa seletiva de mega condomínio afirmar que é especialista em condomínios pequenos de alto padrão. O foco é a sua apresentação, se você julgou ser capaz de ser o síndico de um condomínio grande, mesmo ainda não tendo esta prática real, porém, você acredita na sua competência e no seu plano de trabalho que irá contar com apoio de outras pessoas no exercício desta atividade, vá em frente. Seja sincero com os moradores e procure descrever de que forma sua experiência com condomínios menores pode somar para o seu plano de trabalho no mega condomínio. Mais que convencê-lo, lembre-se tenha a certeza que você pode aplicar esta nova metodologia. O mais importante como síndico profissional é você construir sua carreira. Aceite os desafios grandes que você possa dar conta.

MEUS VÍCIOS DE LINGUAGEM DE ESTIMAÇÃO

Quando eu era criança até os 6 anos, não falava com nenhum estranho. Não gostava de conversar com ninguém. Quando alguém falava comigo (ousava) eu respondia um sonoro “humm, hummm”. Era tudo que eu dizia para o ser estranho. Ao longo dos anos, isso mudou um pouco e na área que atuo não há espaço para timidez. É preciso fortalecer todo dia a comunicação. Mas, comecei a perceber que o vício de linguagem da infância tinha ido embora e outro tinha tomado seu lugar o famoso “né”. Desde a percepção da existência deste vício tenho feito os exercícios de comunicação para eliminá-los. Ao se preparar para os seu grande dia, faça também o exercício se apresente várias vezes diante do espelho e grave. Depois disso, observe se você não está cometendo nenhum erro de comunicação. Lembre-se é o seu primeiro encontro com seus futuros clientes, qualquer deslize poderá colocar todo seu processo por água abaixo. Cuidado!

A MINHA EQUIPE

O síndico profissional trabalha sozinho. Talvez. Mas, depende muito do tamanho do condomínio. Afinal, você é um ser humano como outro qualquer, mesmo querendo ser o super síndico ou a super síndica. Poderá ocorrer da necessidade de ir ao médico, ter um compromisso inadiável e os seus clientes condomínios não poderão contar com sua ilustre presença. Neste caso é importante ter sempre uma pessoa ao seu lado. No início se não tiver um funcionário o seu advogado parceiro será o ideal. Sempre bom ter pessoas que você possa somar a atividade nos condomínios que administra. Além do conselho, da administradora, ter um parceiro na atividade é fundamental para o sucesso de sua gestão. E fique de olho no seu crescimento, quando chegar a uns 3 ou 4 condomínios já é hora de pensar no seu futuro assistente. Inicia a seletiva para vaga de reserva. Importante já ficar de olho em que poderá auxiliar você no futuro da sua empresa de síndico profissional de sucesso.

MEU ESCRITÓRIO É MEU CONDOMÍNIO

Normalmente para a função de síndico profissional não é comum fazer diferença ter um escritório físico. Que bom, não? Um custo a menos. Mas, é importante deixar um endereço de referência para seus condôminos é claro. Muitos síndicos profissionais optam por escritórios virtuais, também é uma boa alternativa, porém, o mercado não exige, pois o foco é o resultado da atividade e quanto mais presença no condomínio  para seus clientes  melhor.

SOU SÍNDICO PROFISSIONAL, EU SEI TUDO

Cuidado com o excesso de certeza. Muitos síndicos profissionais ao se apresentarem numa assembleia. Cometem mais um erro fatal o excesso de certeza. Costuma justificar a contratação de um síndico profissional é a melhor opção, por este sabe mais que o síndico morador.  Tome certo cuidado com este discurso. Afinal, eu posso ser síndica moradora, não ter nenhum certificado de síndica profissional, exercer uma atividade profissional diferente, porém, ser um assídua estudante de condomínios para o melhor exercício do cuidado com meu patrimônio. E o discurso com uma pitadinha de arrogância sempre nos mata na apresentação. Se tiver dúvidas vai por aquela linha: eu dedico todo a minha atividade profissional no exercício do que mais amo: cuidar de empreendimentos para que estes sejam cada vez mais valorizados e por aí vai…

Poderíamos ficar horas digitando dicas sobre como captar um condomínio e ter melhor resultado nas captações. Mas,  a dica mais simples é fazer o que você ama, dedicar-se todos os dias. Na sua apresentação ter sempre a expressão calma e agradecer a oportunidade recebida. Aproveitar tudo! Toda seletiva é um grande aprendizado. Outro item que não podemos deixar de salientar  é que você não é concorrente do síndico profissional ou do síndico morador, seu único concorrente é a falta de informação do que é uma gestão de condomínios de excelência. Quando a maioria das pessoas entenderem que é preciso ser altamente exigente com quem deseja ser síndico e cobrar resultados efetivos, metas estabelecidas, daí então você estará mesmo vencendo o real concorrente. Faça parcerias, conheça outros síndicos profissionais, síndicos moradores, ouça histórias, conte a suas e sorria! Diverta-se você escolheu a profissão certa! Boa sorte na sua próxima seletiva! 

Não esqueça de relatar aqui a sua história – contato@jornalfolhacondominios.com.br

Lembrou de alguma dica? Deixe no comentário a sua dica para uma SELEÇÃO DE SÍNDICO de EXCELÊNCIA! 

Coluna:

Eleição de Síndico : Headhunter & Jornalista Eli Antonelli – Consultora de Carreira/ Especialista em Desenvolvimento de Marca Pessoal /Marketing Pessoal Digital para Profissionais do Segmento de Condomínio/ Professora de Comunicação & Marketing

Deixe sua opinião