30 Maio 2015
RSS Facebook Twitter Linkedin Digg Yahoo Delicious

Maior Especialista do Brasil em gestão de condomínios participa de assembleia em Balsas/MA

O professor e Administrador Sérgio Craveiro, presidente da Confederação Nacional dos Síndicos - CONASI (www.conasi.org.br) e coordenador da Shadai Consultoria realiza no dia 19 de maio a primeira reunião no Condomínio Versalhes em Balsas, acompanhado do administrador de Condomínios de Balsas Emanoel Otávio responsável pela gestão do condomínio que tem 140 apartamentos, sendo o maior da região neste formato.

Maior Especialista do Brasil em gestão de condomínios participa de assembleia em Balsas/AM

O professor e Administrador Sérgio Craveiro, presidente da Confederação Nacional dos Síndicos - CONASI (www.conasi.org.br) e coordenador da Shadai Consultoria realiza no dia 19 de maio a primeira reunião no Condomínio Versalhes em Balsas, acompanhado do administrador de Condomínios de Balsas Emanoel Otávio responsável pela gestão do condomínio que tem 140 apartamentos, sendo o maior da região neste formato.

Sábado, 16 Maio 2015 13:17

Direito Imobiliário sem segredos

Especialista reúne artigos com linguagem direta sobre problemas e soluções do mercado imobiliário 

  Trazer para o público especializado e leigo o Direito Imobiliário de forma direta e aprofundada com temas relevantes,  reduzindo o costumeiro distanciamento que a linguagem técnica do direito traz ao leitor., aAssim nasceu a proposta da obra “Dinâmica do Imóvel”, que é uma coletânea de 112 artigos elaborados pelo advogado e jornalista especialista em Direito Imobiliário Luiz Fernando de Queiroz. Os textos foram escolhidos entre os mais de 350 artigos publicados ao longo de duas décadas de trabalho prático em condomínios.

 

PROJETO DE EMENDA DA NORMA DE REFORMA EM CONSULTA PÚBLICA NACIONAL

 A NBR 16.280, Reforma em edificações- Sistema de gestão de reformas – Requisitos, norma lançada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas(ABNT) em março do ano passado e que  passou a vigorar em 18 de abril do mesmo ano, trazendo  regras exclusivas para as reformas em imóveis que alterem ou comprometam a segurança da edificação, entorno e usuários, encontra-se em consulta pública nacional no site da própria ABNT –www.abntonline.com.br/consulta nacional, e interessados,que,mediante cadastro, farão login com o ABNT Passaporte para ter acesso às possíveis alterações.

 

PROJETO DE EMENDA DA NORMA DE REFORMA EM CONSULTA PÚBLICA NACIONAL

 A NBR 16.280, Reforma em edificações- Sistema de gestão de reformas – Requisitos, norma lançada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas(ABNT) em março do ano passado e que  passou a vigorar em 18 de abril do mesmo ano, trazendo  regras exclusivas para as reformas em imóveis que alterem ou comprometam a segurança da edificação, entorno e usuários, encontra-se em consulta pública nacional no site da própria ABNT –www.abntonline.com.br/consultanacional, e interessados,que,mediante cadastro, farão login com o ABNT Passaporte para ter acesso às possíveis alterações.

 

Sugestões e críticas, conformeinstruções no próprio site, poderão  ser feitas até o dia 27 de abril próximo.

Neste período até dia 27 deste mes de abril, ficará  à apreciação de todos no site  o novo texto com a Emenda 1 da Norma. Qualquer pessoa poderá se manifestar, desde que o faça com embasamento técnico.

As alterações podem acontecer em pontos específicos da norma- requisitos para agestão de reforma:(item 4), requisitos gerais(item 5.1), áreas privativas(item 5.2), antes do início da obra(ítem 6.1.1), durante as obras de reforma(ítem 6.1.2), após as obras de reforma(6.1.3) e arquivo(7.1).

As mudanças foram tratadas nas reuniões da Comissão de Estudo de Reforma de Edificações(CE02:124.17) do Comitê Brasileiro De Construção Civil(ABNT/CB-02)

 

A NBR 16280 foi elaborada no Comitê Brasileiro de Construção Civil (ABNT/CB-02), pela Comissão de Estudo de Reformas em Edificações (CE-02:124.17). O Projeto circulou em Consulta Nacional conforme Edital nº 10, de 10.10.2013 a 08.12.2013, com o número de Projeto 02:124.17-001.

 

A ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma entidade privada, sem fins lucrativos e de utilidade pública, responsável pela normalização técnica no Brasil.

De todas as modificações que poderão acontecer ,as mais importantes se referem ao ítem 6. Incumbência ou encargos- 6.1 Responsável(is) legal(is) da edificação, que, em sua maioria  são os síndicos dos condomínios:

As subsecões 6.1.1, pág.4,antes do início da obra de reforma; 6.1.2, pág.5, durante as obras de reforma e 6.1.3, pág.5, após as obras de reforma podem ser substituídas por:

Página 4 subseção 6.1.1-Substituir por:

 

a) quando condomínio, disponibilizar o teor da convenção de condomínio e regimento interno;

b) requerer a necessária atualização do manual de operação, uso e manutenção da edificação, observadas as normas pertinentes vigentes;

c) receber as documentações ou propostas da reforma com a constituição de profissional habilitado;

d) autorizar a entrada de insumos e pessoas contratadas para realização dos serviços de reforma na edificação somente após o atendimento a todos os requisitos do plano de reforma;

e) promover a comunicação e disseminação entre os demais usuários sobre as obras de reforma na edificação que estiverem aprovadas. No caso do condomínio edilício será de responsabilidade do proprietário, possuidor ou do responsável legal pela unidade a realização da reforma, e não do síndico, quando a obra for em espaço privativo. O proprietário, possuidor ou responsável legal pela unidade deve contratar profissional habilitado que deverá assumir a responsabilidade técnica pelas obras e cumprir o plano de reforma, e todas as normas internas, que interfiram na segurança da edificação, pessoas e sistemas

Página 5, subseção 6.1.2 – Substituir por:

Tomar as ações necessárias, sob qualquer condição de risco iminente para a edificação, seu entorno ou seus usuários. NOTA O responsável legal pode a qualquer momento solicitar informações para o profissional habilitado executante sobre a execução dos serviços, em atendimento ao plano de reforma.

 

Página 5, subseção 6.1.3-Substituir por:

a) receber o termo de encerramento das obras conforme plano aprovado elaborado pelo executante e seu profissional habilitado, e o manual atualizado, nos termos da ABNT NBR 14037;

b) encerrada a obra nos termos descritos em 6.1.3 a), cancelar as autorizações para entrada e circulação de insumos ou prestadores de serviço da obra;

c) arquivar toda a documentação oriunda da reforma, incluindo o termo de encerramento das obras emitido pelo executante, conforme Seção 7(Arquiivo)

 

No mais, agora é esperar o texto final, discutido novamente pela Comissão de reformas em edificações após o período da Consulta Nacional.

 

Colunista : 

Kleber José Berlando Martins - Engenheiro Civil  - CREA: 50.225D/MG

    Especialista em Avaliações e Perícias de Engenharia, Segurança  do Trabalho e Construção  Civil

       Mestrando em Construção Civil

       Membro efetivo IBAPE-MG  nº 647 e ASPEJUDI nº 342

 

 

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

Identifique a diferença entre uma Incorporadora e Construtora

 

Empresa especializada em mercado imobiliário explica como

reconhecer as funções desses serviços

 

O mercado imobiliário possui diversas expressões que deixam os consumidores em dúvida sobre seus significados. Quem planeja adquirir ou, até mesmo, construir seu próprio imóvel deve se familiarizar com alguns termos, profissões e empresas do setor.


 

 

Para entender e acompanhar todas as etapas de um novo empreendimento é importante saber diferenciar uma incorporadora de uma construtora. Pensando nisso, a Coldwell Bankerlíder mundial no segmento de serviços imobiliários corporativos, levantou as principais diferenças sobre estes serviços.

Entretanto, antes de identificar a diferença entre uma e outra, é necessário ter em mente o significado de incorporação. Segundo o parágrafo único do art. 28 da Lei federal nº 4.591/64 – Lei de Incorporações - tem por finalidade promover e realizar a construção de edificações compostas de unidades autônomas. O objetivo então da incorporação, é padronizar, junto ao cartório de imóveis como será o empreendimento, qual será o número de unidades, a quantidade de vagas de garagem, a aérea de cada unidade e as áreas comuns.

Responsável por toda articulação do empreendimento, a incorporadoraidentifica as oportunidades, faz estudo de viabilidade, adquire o terreno, formata o produto a ser desenvolvido. Além disso, possui dois principais fornecedores: o financiador, quem empresta o dinheiro para a realização do empreendimento, em geral bancos comerciais; e a construtora, que vai realizar obras e consultorias de planejamento imobiliário, que dão orientações e subsídios para que o empreendedor coloque no mercado um produto adequado e realize um bom negócio.

Já a construtora é a empresa contratada e responsável para executar as obras do empreendimento de acordo com as especificações técnicas, o memorial descritivo e o prazo contratual, dentro das normas vigentes. Normalmente, a construtora é contratada pela incorporadora como uma prestadora de serviço. Desta forma, deve construir o projeto de acordo com o plano da contratante, disponibilizando a mão-de-obra, maquinário e engenheiros.

Mesmo com funções distintas, é possível que algumas empresas exerçam esses dois serviços em um determinado projeto. Porém, para o consumidor conhecer as diferenças entre essas áreas é imprescindível que ele saiba a quem recorrer em casos de dúvidas ou reclamações.

O importante é acentuar que, em qualquer tipo de construção, quem fica responsável pelo empreendimento é a incorporadora imobiliária, portanto, cabe ao consumidor ficar atento e optar sempre por empresas com boa reputação no mercado.

Sobre a Coldwell Banker® 

 

Fundada em 1906, a Coldwell Banker® é pioneira no setor imobiliário mundial. A empresa detém a mais antiga marca do mercado nos Estados Unidos, possuindo uma rede com 86 mil corretores, que atuam em aproximadamente 3.000 escritórios distribuídos em 43 países. Com mais de 725 mil casas vendidas por todo o mundo, a marca possui um VGV (valor geral de vendas) superior ao de grandes empresas, como a Apple. 

Atuando há três anos no Brasil, já é conhecida por criar serviços inovadores para os consumidores e por ter o melhor suporte, incluindo ferramentas educacionais disponibilizadas à sua rede de profissionais. Em 2014, a marca trouxe para o Brasil a Universidade Coldwell Banker, que oferece treinamentos constantes de qualificação e reciclagem para a sua equipe de franqueados e corretores. 

 

A Coldwell Banker já é considerada uma das maiores redes do setor imobiliário, somando 44 unidades franqueadas localizadas em 12 estados brasileiros: São Paulo, Rio De Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Maranhão.  

Identifique a diferença entre uma Incorporadora e Construtora

 

Empresa especializada em mercado imobiliário explica como reconhecer as funções desses serviços

 

O mercado imobiliário possui diversas expressões que deixam os consumidores em dúvida sobre seus significados. Quem planeja adquirir ou, até mesmo, construir seu próprio imóvel deve se familiarizar com alguns termos, profissões e empresas do setor.

Dinheiro rende mais na Flórida e comprar ou alugar na região pode ser muito vantajoso

 

As grandes cidades brasileiras contam com uma infinidade de ofertas de apartamentos do tipo sala + quarto, estúdios, home boutiquese escritórios de tamanhos variados, de 18 a 65 m². Na cidade de São Paulo, por exemplo, esses apartamentos pequenos, dos supercompactos aos de pouco mais de 50 m², podem ser encontrados por valores a partir de R$ 193 mil.

 

Livro “Elis Regina - Nada Será Como Antes”, escrito pelo jornalista Julio Maria e publicado pela Editora Master Books, traz a história da maior cantora do País

 

São Paulo, fevereiro de 2015 - A Editora Master Books promove no mês de março o lançamento da esperada biografia de Elis Regina, escrita por Julio Maria, repórter do jornal O Estado de S. Paulo.  “Elis Regina - Nada Será Como Antes” narra a vida da cantora desde seus primeiros dias em Porto Alegre, onde interpretava "Fascinação" ao lado das amigas nas escadarias de um colégio, até sua despedida trágica, aos 36 anos, quando estava prestes a, de novo, mudar tudo em sua vida. 

  

 

 

 

Segunda, 16 Fevereiro 2015 17:27

Alô! Condomínios!

O Jornal Folha Condomínios atua com foco na profissionalização e na gestão eficiente em condomínios em todos os Estados. Apoia a  formação dos síndicos e a busca de sua certificação como síndico profissional em todo Brasil.  Apoia a contratação de síndico profissional para exercer a atividade de assessor nos condomínios, dando apoia também ao síndico morador.

Pagina 1 de 18

 

INSCREVA-SE CURSO DE SINDICO PROFISSIONAL

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS 

ONLINE E PRESENCIAL

Informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

 

 

  

 

ANUNCIE AQUI

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Solicite seu livro aqui e ganhe desconto

LIVRARIA DO SÍNDICO

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 

 

 

Confira o Manual de Inspeção Predial do CREA-PR.

Colunistas

Expediente
Blogs
Assinante
Perfil dos Colunistas
  • Ombudsman
  • Trabalhe no Folha Condomínios
  • Edição do Mês
  • Opinião do leitor
  • Fotos
    TV Folha Condomínios
    Debates